Maximizar o trabalho não realizado
Um dos 12 princípios descritos no Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Softwares é “simplicidade -a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado- é essencial”, esse é um dos princípios que eu mais gosto de trabalhar.
Em um primeiro momento, falar sobre maximizar a quantidade de trabalho não realizado, traz uma sensação de despreocupação e julgamento. Mas na verdade esse princípio se relaciona muito com a discussão de eficiência, como entregar o máximo de valor com o mínimo de esforço.
Esse princípio, orienta a discussão de priorização, refinamento de backlog e entrega adiantada de valor, com perguntas como:
- O que é essencial para nossos clientes?
- Por que estamos trabalhando nisso?
- Que valor isso traz para o negócio?
O Princípio de Pareto
Para apoiar nessa discussão, podemos usar como referência o Princípio de Pareto, a regra 80/20, lei dos poucos vitais ou princípio de escassez do fator. O conceito é que 80% dos efeitos proveem de 20% de causas.
Aqui podemos abstrair essa regra para o universo de produtos, pense no seu celular, tente lembrar de todas as funcionalidades disponíveis nele. Agora pense em quantas dessas funcionalidades você utilizou na última semana, provavelmente você só utiliza 20% de todas as funcionalidades do aparelho.
Considerando o Princípio de Pareto, podemos olhar toda nossa lista de requerimentos para nossos produtos ou serviços e se perguntar: “Qual é o 20% dessa lista, que se desenvolvida gerará 80% dos resultados?”. Essa pergunta ajuda a priorizar o que de fato, existe de valor imediato para o cliente.
Os desperdícios Lean
Além do Princípio de Pareto, podemos ver esse processo de maximizar o trabalho não realizado, nos8 desperdícios descritos no Lean. Onde buscamos dentro da nossa cadeia de valor, pontos de melhoria e redução de desperdícios.
Quando falamos de desperdícios, nos referimos a coisas que gastamos energia para realizar e a mesma não traz o retorno esperado. Buscar por desperdícios e otimizar nossa cadeia produtiva também é uma forma de trazer eficiência para nossos processos, produtos e serviços.
A habilidade do não
Para exercitar a redução de desperdícios e focar nossos esforços naquilo que realmente traz valor para nosso cliente, requer uma grande habilidade, que é a de dizer não! Muitas vezes nos perdemos no meio do nosso dia, fazendo diversas atividades que nem entendemos porque devem ser realizadas.
Em uma cultura ágil, é importante questionarmos sempre o motivo de estarmos fazendo uma tarefa e porque realizarmos naquele momento. Fazer a coisa certa, no momento certo é muito importante para maximizar o retorno de investimento e para melhorar a eficiência do nosso time.
Para que essa cultura exista é necessário que todos estejam cientes do nosso objetivo, que é trazer valor para o nosso cliente e que para isso, muitas vezes vamos necessitar dizer não para pessoas que muitas vezes estão a cima de nós dentro da empresa.
Essa habilidade de dizer não, deve vir junto de bons motivos e boa negociação, afinal não é simplesmente dizer não e virar as costas. Essa é uma das habilidades que permeia diversas outras soft skills.
Se questione sempre se o que você está fazendo é realmente necessário ou não para que a cultura de eficiência se torne um hábito do seu dia a dia.