Scrum Guide 2020, menos é mais!
Um dos princípios mais importantes, na minha opinião, dentro da agilidade é o princípio da melhoria contínua, que consiste em parar para discutir melhorias em todos os níveis, desde o produto até o próprio processo e relacionamento entre as pessoas.
Eu costumo dizer, que um time que tem uma boa cultura de melhoria contínua desenvolvida é um time que pode chegar longe! Mas, como eu comentei, a melhoria contínua deve acontecer em todos os níveis e isso inclui também partes mais estruturais como frameworks, métodos e metodologias.
Eu duvido muito da qualidade de um método ou metodologia que está a anos sem atualização ou, pior ainda, nunca houve discussões de como melhorar de acordo com a evolução do mercado. O Kanban é um grande exemplo dessa cultura, a comunidade Kanban é muito forte em melhoria contínua do próprio método, frequentemente recebo atualizações super relevantes, demonstrando uma grande maturidade em sua proposta.
O Scrum também não fica atrás, mesmo não havendo uma frequência tão grande de atualizações, de tempos em tempos o Scrum Guide, (guia oficial do framework) também passa por atualizações. Desde sua criação, já foram pelo menos 5 grandes marcos de melhorias em suas definições e em 2020 recebemos mais uma dessas atualizações.
Walk the Talk
Essas atualizações vindas dos frameworks, métodos e metodologias ágeis é um grande exemplo de “walk the talk”, um termo em inglês que representa justamente seguir o discurso, não é simplesmente falar e não fazer, mas sim ser o exemplo.
Todos os modelos ágeis, sem exceções, pregam essa melhoria contínua e seria uma grande hipocrisia não ver essas melhorias acontecendo na fonte. Mas essas melhorias não são feitas de forma arbitrária e sim através de muita colaboração, feedback constante e análise de mercado.
Entre todas as mudanças propostas pelo novo Scrum Guide, existem algumas que me chamaram atenção. A primeira delas é a redução do tamanho do guide, de 16 páginas agora estamos com menos de 13 páginas, mostrando uma grande preocupação de tornar o Scrum um framework mínimo e enxuto, o que vai de encontro direto com um princípio do Manifesto Ágil:
“Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não feito – é essencial”.
O segundo ponto que me chamou a atenção, foi a atualização da descrição das reuniões diárias (daily meeting). Nessa atualização não existe mais uma recomendação de perguntas a serem feitas durante a daily, agora o foco está no objetivo da daily e não no “como” ela deve ser feita, coisa que muitos coaches (como eu) já defendia a muito tempo e agora vemos refletido no próprio guide.
Não vou passa por cada uma das atualizações do guide, elas estão disponíveis no site oficial https://www.scrumguides.org/ e recomendo muito que você leia direto da fonte e comente aqui o que mais te chamou a atenção nessa atualização do Scrum Guide.