4 dicas para não desistir de seus objetivos!
O início do ano inspira novos objetivos, tanto objetivos pessoais quanto objetivos mais estratégicos dentro de empresas. Seja em empresas ou na vida pessoal, esses objetivos tendem a não serem atingidos ou cumpridos, inclusive muitos desses objetivos migram de ano a ano e se tornam “lendas” na história do indivíduo ou na empresa.
Mesmo sendo dois contextos bem distintos, vida pessoal e profissional, as histórias que escutamos depois de uns meses tem muitas semelhanças, como mudanças de prioridade, dificuldade em atingir esses objetivos e até mesmo uma falta de clareza sobre o que é necessário para alcançar o que foi planejado.
Nesse artigo quero passar 4 dicas para que esses objetivos finalmente saiam do papel e das promessas, e quem sabe, se tornarem motivo de comemoração no final do ano.
Pessoas desistem do caminho, e não do objetivo!
Essa foi uma frase que eu escutei durante minha formação em coaching e que ficou muito marcada na minha mente.
“pessoas desistem do caminho, e não do objetivo!”
Por mais que essa frase não represente uma regra, ela reflete muito a realidade de pessoas e equipes, o objetivo permanece relevante, mesmo assim deixamos ele de lado, tanto é que é comum observar aqueles objetivos que, ano após ano, permanecem imutáveis e nunca alcançados!
O problema pode ser sim o objetivo e vou explorar isso ainda nesse artigo, mas devemos considerar também a jornada que pode nos levar até lá. Se tivéssemos tudo que precisamos para atingir o objetivo, ele não seria um desejo no futuro, mas sim uma realidade do presente. Se temos um objetivo, isso significa que algo está faltando, seja na sua vida pessoal ou dentro de um projeto, que impede você de chegar lá.
Ter clareza do que é preciso adquirir ou desenvolver é fundamental para evitar a desistência no meio do caminho.
Pois uma vez que descobrimos o que falta, fica mais fácil saber o quanto de esforço teremos que desprender para alcançar esses objetivos.
E se você está perdido e não tem nem ideia do que precisa ser adquirido ou desenvolvido para alcançar seus objetivos? Nesse caso, o que necessita do seu foco é explorar melhor o estado atual para descobrir isso! Talvez buscar por referências ou histórias que possam ajudar você a entender melhor o que é necessário para iniciar sua jornada.
As demandas aparecem!
Outro ponto importante a se levar em conta, é que demandas vão ocorrer e é preciso aceitar isso. Quando falo de demandas, me refiro a acontecimentos, internos ou externos que influenciam diretamente no objetivo ou no caminho traçado para alcançá-lo.
Na vida pessoal pode ser, por exemplo, um novo membro na família, um conflito entre seus familiares, uma perda na família e várias outras coisas que podem te motivar a desistir do objetivo. Dentro de empresas ou equipes, podemos pontuar situações como uma demanda top-down, uma nova necessidade de mercado identificada, um imprevisto financeiro e outras coisas.
É muito difícil (senão impossível) prever tudo que pode ocorrer no caminho até seus objetivos, sendo assim, se preparar para essas demandas, seja separando um tempo em sua programação para atender a essas demandas, como até criar uma rede de ajuda que você possa ativar quando necessário.
Aqui o importante é não se apoiar na utopia de que todas as possibilidades foram pensadas!
Objetivos realistas
Além de considerar o caminho, precisamos também prestar atenção no destino. Ter um objetivo claro, bem definido e realista é fundamental para que você ou sua equipe não desista no trajeto.
Tanto na vida pessoal e principalmente nas empresas e equipes, utilizar alguma metodologia para escrever esses objetivos facilita muito a não cair em possíveis erros que podem causar a desmotivação e até a desistência.
Duas metodologias que gosto muito de utilizar são os objetivos SMARTs ou até mesmo os OKRs para definir nosso destino.
Organização e produtividade são as chaves!
A organização e a produtividade são chaves para conseguir se manter persistente em seu caminho. Esses tópicos podem ajudar muito a fazer com que o caminho se torne menos desafiador e até mesmo apoiar você ou sua equipe, a atingir o objetivo mais rápido.
Técnicas de organização pessoal, ou gerenciamento de projetos, ajudam a mitigar riscos, aumentar a assertividade das estratégias e com isso, reduzir a possibilidade de falha ou desistência no caminho em direção a seus objetivos.
Autogestão ágil:
Para sua vida pessoal, o meu curso na Aprende Aí sobre Autogestão Ágil pode ajudar na sua organização e produtividade.
Espero que com essas simples dicas você possa sair da inércia de objetivos não cumpridos, ano após ano. Mas lembre-se, não tem problema desistir de um objetivo, só tenha certeza de que essa decisão foi tomada conscientemente.