Scrum Master e Agile Coach, o que muda?
Em conversas ou textos que leio por aí a fora, me deparo muito com a notação “Scrum Master/Agile Coach”, como se esses dois termos fossem equivalentes. Também já me envolvi em discussões, se Agile Coaching seria a progressão de carreira de um Scrum Master ou se são caminhos diferentes.
Isso demonstra uma confusão com relação as habilidades e competências de um Agile Coach, quais suas atribuições no dia a dia e como esse cargo se diferencia de outros comuns na agilidade, como o do próprio Scrum Masters.
Vamos explorar esses papéis, suas diferenças e sobre carreira em empresas ágeis.
O papel do Scrum Master
O primeiro ponto de atenção é com o título “Scrum Master”, a primeira palavra é “Scrum” ou seja, esse papel só faz sentido dentro de times que utilizam o framework Scrum! Eu já vi o cargo sendo utilizado em times totalmente híbridos ou até mesmo em times que estão rodando Kanban.
Olhando para a palavra “Master” representa que o profissional é o que mais entende de Scrum, ele é “mestre” em Scrum, justamente porque esse profissional tem como uma das principais atribuições manter o framework Scrum, no time.
Entendo que o Scrum Master é um papel que só faz sentido em times Scrums, já que ele é responsável, entre outras coisas, em manter o Scrum no time, precisamos entender as demais atribuições dele.
De acordo com o Scrum Guide, além da responsabilidade em manter o Scrum, o Scrum Master é responsável pela efetividade do time. Explicitamente vemos no Guide que o Scrum Master é um verdadeiro líder, que serve o time e a organização (líder servidor) que tem como responsabilidades:
- Treinar os membros do time em autogerenciamento e cross-funcionalidade;
- Ajudar o Scrum Team a se concentrar na criação de incrementos de alto valor, que atendem à Definição de Pronto;
- Provocando a remoção de impedimentos ao progresso do Scrum Team;
- Garantir que todos os eventos Scrum ocorram e sejam positivos, produtivos e mantidos dentro do Timebox.
- Ajudar a encontrar técnicas para a definição eficaz de meta do Produto e gerenciamento do Product Backlog;
- Ajudar o Scrum Team a entender a necessidade de itens do Product Backlog claros e concisos;
- Ajudar a estabelecer o planejamento empírico do produto para um ambiente complexo;
- Facilitar a colaboração dos Stakeholder, conforme solicitado ou necessário.
- Liderar, treinar e orientar a organização na adoção do Scrum;
- Planejar e aconselhar implementações de Scrum dentro da organização;
- Ajudar os funcionários e os Stakeholders a compreender e aplicar uma abordagem empírica para trabalhos complexos;
- Remover barreiras entre Stakeholders e Scrum Teams.
Com esses itens, conseguimos ver um escopo geral do papel do Scrum Master, adiante veremos algumas similaridades com o papel do Agile Coach, mas quero pontuar outra coisa antes, o Scrum Master deve estar dedicado a apenas um time Scrum.
Antes de começar a falar do Agile Coach fica uma pergunta, só existe Scrum dentro do mercado de agilidade? Não!
Como o Scrum Master só faz sentido dentro de times Scrum, como ficam os times que rodam outros frameworks e metodologias?
O papel do Agile Master
É com esse questionamento que passou a surgir no mercado, o papel do Agile Master, um papel “equivalente” ao de um Scrum Master, porém, não limitado ao framework Scrum. Esse papel tem um escopo variado, dependendo do time em que está inserido, sendo que esse profissional deve conhecer da metodologia aplicada à aquele time.
Ele igualmente representa uma liderança ágil dentro do time, pontuo aqui liderança ágil, porque não temos espaço para líderes comando-controle, mas sim perfis de lideranças que tenham sinergia com os valores e princípios ágeis.
Como um líder ágil no time, ele vai exercer muitos dos papéis descritos acima para o Scrum Master, porém isentando-o da responsabilidade de implementar ou manter o Scrum Guide no time, mas sim com a responsabilidade equivalente de manter a agilidade dentro do time.
Outros frameworks e/ou metodologias ágeis, podem descrever outros papéis que representam essa liderança ágil dentro dos times, o que vale sempre é entender seu escopo de atuação. Então, melhor do que a notação “Scrum Master/Agile Coach” seria a notação “Scrum Master/Agile Master”, esses sim são termos equivalentes de acordo com o contexto.
O papel do Agile Coach
Não quero ser exaustivo aqui descrevendo o papel do Agile Coach, mas sim demonstrar as grandes diferenças entre os papéis de um Scrum Master/Agile Master para um Agile Coach, começando pela motivação.
O que motiva um Agile Coach, não necessariamente motiva um profissional atuante como Scrum Master/Agile Master, isso se dá pela impermanência dos Agile Coaches dentro dos times. Um bom Agile Coach vai trabalhar para que sua presença se torne cada vez menos necessária, de forma que a rotatividade de times que um Agile Coach tem é bem maior que a rotatividade de um Scrum Master/Agile Master.
Se o que te motiva é acompanhar de perto uma equipe, ver sua evolução e fazer parte dela a longo prazo, se você se motiva vendo as entregas e evolução de um produto, provavelmente você está mais inclinado ao papel de Scrum Master/Agile Master.
O que geralmente motiva um Agile Coach é justamente observar a independência desses times e não necessariamente o time em si ou o produto que o time trabalha. O Agile Coach se motiva com desafios novos e novos contextos, um perfil que nem todo Scrum Master/Agile Master tem.
Além da motivação, posso pontuar também o volume de times. Um Scrum Master (via de regra) ou um Agile Master (como uma boa prática) deve sempre estar alocado em um único time ou a menor quantidade de times possível. Já um Agile Coach, deve ter a capacidade de lidar com múltiplos times ao mesmo tempo, não porque ele é mais competente que um Scrum Master/Agile Master, mas porque suas atribuições não demandam tanto tempo dedicado quanto a do Scrum Master/Agile Master.
Outra grande diferença que gosto de citar é o nível de atuação relacionado à criação de uma cultura ágil. Quando falamos de um Scrum Master/Agile Master, ele tem a responsabilidade de criar esse ambiente a nível de time. Já o papel do Agile Coach, tem uma responsabilidade de criar um ambiente favorável para a agilidade entre times, entre áreas de uma empresa e até mesmo com a parte executiva. O escopo muda e as habilidade necessárias para cada um desses contextos é distinta.
Mesmo havendo outras diferenças, essas já são suficientes para demonstrar que, apesar de algumas semelhanças, esses papéis são distintos e que sua relação não é direta. Seria então o Agile Coach uma progressão de carreira para um Scrum Master/Agile Master? Para mim a resposta é não!
Existem divergências com relação a este posicionamento, porém eu defendo que o profissional deve progredir em sua carreira, sem que isso esteja atrelado ao cargo ou papel que ele exerce. Se um desenvolvedor especialista e experiente em sua área, gosta dela e é feliz ali, ele deveria ter espaço para se desenvolver sem ter que migrar sua carreira e correndo o risco de colocar a pessoa certa no lugar errado.
Agile Coaching é uma possibilidade de carreira para um Scrum Master/Agile Master? Sim! Mas não deve ser uma regra, se o profissional é bom no que faz, gosta do que faz e não pretende mudar, a progressão de carreira de um Scrum Master/Agile Master deveria estar atrelada ao seu desempenho e entrega de valor, e não ao cargo em que ocupa.