O “coach” do “Agile Coach”
Quando falamos de um Agile Coach estamos juntando dois conceitos diferentes em um cargo só, o “Agile” e o “Coach”, isso significa que todo Agile Coach deve ser um Coach para estar no cargo? Vamos entender melhor esses dois termos e as competências de um Agile Coach, para responder esta pergunta.
A parte “Agile” é a mais fácil para começarmos.
Agile foi o nome dado para uma cultura organizacional que contém valores, princípios e práticas que diferem de um ambiente organizacional “tradicional”. Essa cultura organizacional definiu boas práticas para ambientes do trabalho do conhecimento, ambientes que até então usavam práticas de trabalho herdadas da revolução industrial.
Essas práticas ágeis geraram frameworks no mercado (padrões que facilitam a adoção dessa nova cultura organizacional), que naturalmente ganharam um espaço importante dentro da comunidade ágil.
Uma característica importante quando falamos de “Agile” dentro do cargo de Agile Coach é que esse profissional deve entender não apenas dos frameworks de mercado, mas principalmente dos valores e princípios que norteiam essa cultura organizacional.
No livro Coaching Agile Teams: A Companion for ScrumMasters, Agile Coaches, and Project Managers in Transition da @Lyssa Adkins, ela descreve que um Agile Coach deve ter competências em 9 áreas específicas, sendo elas: Práticas Agile-Lean; Instrução (dar aulas); Mentoria; Técnico; Negócios; Transformação; Facilitação e Coaching. E é aqui que vemos onde que o Coaching se encaixa nesse cargo.
Um Agile Coach, ao abordar um time, deve ter o olhar analítico para reconhecer qual competência aquele time mais necessita para evoluir em sua jornada ágil.
Muitas vezes o que falta é um treinamento formal para os membros da equipe entenderem a agilidade. Desta forma o Agile Coach deve agir como Instrutor dessa equipe. Muitas vezes precisamos guiar de forma mais direta os líderes ou algum cargo específico para que a equipe evolua, e aí entram as habilidades de Mentoria. Tudo isso tendo como base conhecimentos do negócio e conhecimento técnicos, que fazem parte do contexto.
Todas essas atividades se complementam entre si dentro da rotina de um Agile Coach, e o Coaching faz parte de uma dessas muitas habilidades que um Agile Coach deve desenvolver. Por falta de uma palavra que melhor represente a união de mentor, instrutor, facilitador e coach em um único cargo, o título de coach que se sobressaiu para nomear o cargo de Agile Coach, talvez por uma tradução literal do inglês “Treinador”.
Assim sendo, todo Agile Coach deve ser um Coach?
A resposta é: não necessariamente. Mas, sem sombra de dúvidas que um Agile Coach deve ter habilidades inerentes ao Coaching para exercer bem sua função, como a habilidade de criar perguntas que levam à reflexão, ao apoio às pessoas ou times sem induzi-los, e principalmente: ferramentas para definir e atingir os objetivos.