A importância da celebração
Chegamos no final do ano e com isso é comum ouvirmos dentro das empresas organizações de happy hours, bonificações e celebrações de fim de ano. Mesmo animado por todas as celebrações típicas de final de ano, nas empresas eu ainda me sinto triste por essas celebrações acontecerem apenas nos finais de ano.
Imagine que você vai correr uma maratona, você se preparou durante um bom tempo, consultou especialistas de nutrição, educação física, médicos, acompanhou sua saúde e desempenho físico, correu pequenas provas, meia-maratonas até que chega o grande dia! Você faz a prova, consegue terminar e somente aí, depois dessa grande conquista, você para e comemora esse grande feito.
Se você não se permitiu pequenas celebrações durante essa trilha de competir em uma maratona, provavelmente você vai desistir na metade do caminho ou perder seu foco.
É importante você incluir em seu planejamento esses momentos de celebração, a final de contas, receber esse prêmio e se permitir comemorar faz parte da natureza humana!
A recompensa da dopamina
No artigo publicado pelo G1 “Como funciona o sistema de recompensa do cérebro e por que ele mexe tanto com sua vida” o psiquiatra Rodrigo Grassi, professor da Escola de Medicina da PUCRS e pesquisador no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, nos explica que o mecanismo de recompensa do cérebro é bem primitivo e existe para nossa sobrevivência.
Necessitamos de estímulos para buscar por alimentos ou sexo, por exemplo, e esse estímulo é resultado do neurotransmissor chamado dopamina. Esse sistema é inclusive muito parecido com o sistema que causa dependência.
As redes sociais e os jogos já aprenderam a utilizar esses sistemas de recompensa a seu favor, fazendo com que fique cada vez mais difícil largar aquele “joguinho viciante” ou parar de “dar scroll” na nossa linha do tempo. A cada fase do jogo que passamos, ou a cada tarefa cumprida, nosso cérebro produz dopamina e com isso a sensação de bem estar que essa recompensa nos causou. A cada post que curtimos, comentamos ou compartilhamos, a rede social aprende nossos gostos e mostram cada vez mais conteúdo que nos agradam, que geram dopamina e a necessidade de continuar consumindo tais conteúdos.
Apesar desse mecanismo já ser muito bem utilizado pelos jogos, redes sociais e boas estratégias de marketing, as corporações ainda não aprenderam a utilizar esse sistema de recompensas ao seu favor.
A recompensa dentro das empresas
Os happy hours e comemorações de final de ano servem bem a esse propósito, estimulam e deixam a moral do time em alta, porém esses eventos geralmente são caros de serem organizados, além de serem muito esporádicos. Assim como na maratona, deixar para comemorar somente depois da prova é receita para desistir no meio do caminho!

A remuneração salarial no final do mês até pode servir a esse propósito, porém culturalmente já não vemos mais nosso salário como uma recompensa, sem citar o fato que muitas pessoas se sentem financeiramente desvalorizadas em seus locais de trabalho, então ao invés de ajudar a melhorar a moral do profissional, acaba desmotivando-o.
Dessa forma, a busca por melhores salários acaba se tornando um grande motivador dos profissionais, buscando por essa recompensa de dopamina dentro do seu local de trabalho, mas se a empresa tiver que aumentar salário de todos os profissionais para motivá-los, não existe empresa que permaneça em pé.
A agilidade e a recompensa
Um dos conceitos importantes na agilidade é o conceito da entrega contínua de valor, que posso resumir de forma bem simplista como “quebrar” os grandes produtos ou serviços em pequenas entregas de valor para nosso cliente, com o objetivo de reduzir riscos, testar hipóteses e corrigir o rumo que o produto/serviço está tomando.
Uma das coisas que os líderes de times ágeis não percebem é que esse conceito de entrega contínua de valor, abre um grande espaço para explorar os mecanismos de recompensa dentro da equipe!

Ao “quebrar” nossas grandes entregas em pequenas entregas de valor, em curtos períodos, podemos utilizar esses mesmos períodos para celebrar o trabalho entregue e assim melhorar o ânimo da equipe, sem necessariamente ter que esperar pelo grande dia da nossa maratona.
Demonstrar o progresso aos nossos clientes, junto com o time, deixar que eles escutem o feedback dos clientes sobre o trabalho feito e em momento de reflexão do time, separar um tempo para focar nessas pequenas entregas de valor, pode ajudar muito na motivação da equipe.
Além disso, práticas de feedback informais como os kudo cards, mood marbles e outros, podem somar e ajudar nessa geração de dopamina no time. E é claro, nada disso exclui a possibilidade de aumentos salarias quando cabíveis, bonificações, e happy hours “fora de época”, que juntos podem mantem uma equipe motivada a continuar produzindo e o mais importante, com um ambiente de trabalho com maior qualidade.
Não subestimem o poder da celebração, celebrar gera dopamina em nosso cérebro e com isso conseguimos utilizar o nosso sistema de recompensas ao nosso favor!